Vivemos em uma época onde as estratégias de serviço ao consumidor são parte essencial de um negócio de sucesso. A experiência de quem consome afeta diretamente o mercado de varejo, mas tem um impacto ainda maior sobre o mercado atacadista, já que o sucesso das distribuidoras depende justamente do êxito que os vendedores varejistas obtêm em seus negócios.
Pensando nisso, hoje explicaremos o conceito de ECR e a importância de implementá-lo na sua distribuidora.
O que é ECR?
A Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês, “Efficient Consumer Response”, é uma abordagem relativamente nova ligada à oferta de produtos aos clientes, que pode gerar bons resultados quando aplicada da maneira certa.
O ECR se baseia no contato entre fabricantes, atacadistas e varejistas, mapeando informações relevantes que possam ajudar na melhoria do atendimento ao cliente e, consequentemente, nos resultados da empresa.
Como adotar o ECR na sua distribuidora?
Como dito anteriormente, para conquistar um bom desempenho interno e externo, é preciso saber colocar o ECR em prática.
Tenha um bom planejamento estratégico
Para começar, é necessário que haja um bom planejamento estratégico dentro da sua empresa, a fim de que sua equipe consiga identificar quais dados são relevantes para o aprimoramento do seu serviço.
Estabeleça pilares
Após isso, saiba que existem quatro pilares principais que devem ser implementados. São eles:
- Reposição eficiente
- Variedade de estoque
- Promoção eficiente
- Lançamento eficiente
Assim, entendemos que o ECR é uma estratégia que visa garantir um estoque bem abastecido, mas, também, uma variedade de produtos adequada para diferentes pontos de distribuição.
Escolha bons parceiros
Através do fluxo de dados gerado através do contato entre fabricantes, varejistas e distribuidores, a indústria e a distribuidora deixam de ser “concorrentes” e passam a trabalhar juntas pela melhoria dos resultados de seus negócios, otimizando os processos e oferecendo um atendimento ao cliente de excelência.
Invista em ferramentas tecnológicas
Com um planejamento estratégico bem estruturado, pilares bem definidos e parceiros estabelecidos, é hora de investir em ferramentas que otimizem os processos internos.
Busque um software que integre os dados dos recursos empresariais com o seu gerenciador de estoques, por exemplo. Assim, as informações ficarão padronizadas e de fácil acesso e compreensão para todos os envolvidos no processo.
Quais são as vantagens?
Como comentamos mais acima, o ECR é uma estratégia relativamente nova no mercado, mas que já vem mostrando resultados muito positivos.
Através dessa Resposta Eficiente ao Consumidor, as empresas conseguem criar uma cadeia de suprimentos mais forte e adequada para cada contexto, seja de fabricação, venda ou distribuição.
O bom relacionamento entre as partes envolvidas se torna parte indispensável do processo, o que aumenta a confiança, a segurança, reduz os custos e gera excelentes negociações para todos.
Como vantagem principal, temos o alcance do maior dos objetivos: um atendimento ao cliente personalizado e de muito sucesso. Com essa metodologia, as empresas conseguem evitar imprevistos como o desabastecimento e as distribuidoras conseguem melhorar seu desempenho de entregas, oferecendo uma experiência personalizada, gerando satisfação e fidelização no varejo, atacado e ramo industrial.
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