Um novo ano começou e você quer realizar o transporte de cargas e entrega de encomendas com mais eficiência? Então você precisa seguir os passos abaixo!
1 – Esteja atento a sua previsão de demandas para ter uma gestão de estoque eficiente
A previsão de demanda ajuda você a entender as necessidades do mercado. Por meio dela você analisa e prevê o estoque necessário para que a sua empresa possa se preparar e ser mais lucrativa sem que haja excessos ou faltas de mercadorias no seu estoque.
Para fazer a previsão de demanda você precisa definir os objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo baseando-se no consumo da sua produção. A partir daí você terá que definir o horizonte de tempo, será um mês? um trimestre?
Aí então você terá que definir o modelo de previsão, que poderá se basear em métodos estatísticos ou de pesquisa, para daí seguir para a coleta de dados de mercado. A última etapa é a estimativa e interpretação dos resultados.
2 – Evite as falhas logísticas mais comuns
Alguns problemas são comuns e previsíveis para quem trabalha com e-commerce e venda de produtos online. Dentre eles o atraso na entrega é o mais frequente se levarmos em consideração que há diversas variáveis que podem atrapalhar a entrega do pedido, como a fiscalização aduaneira, por exemplo.
Entretanto, atrasos na entrega podem ser evitados se a sua transportadora contar com frota própria, já que com isso a roteirização da entrega se torna mais prática e a entrega mais rápida.
Outro problema comum é a entrega não realizada por falta de um recebedor no destino. Isso gera maiores custos para você e estresse para o cliente e pode ser evitado com um sistema de rastreio dos produtos em tempo real. Aqui na CBirdEX os nossos clientes podem rastrear seus produtso 24 horas e com notificações no WhatsApp a cada nova etapa da entrega.
Por fim, a perda de documentos e canhotos assinados pelo cliente é outro problema previsível e pode ser evitado com a assinatura digital. Após assinado, o documento é enviado pro WhatsApp do cliente e pode ser consultado sempre que precisar.
3 – Mapeie a sua supply chain
O supply chain ou cadeia de suprimentos, começa no fornecimento do primeiro produtor de matéria-prima e se encerra na entrega do produto ao consumidor. Basicamente, ele consiste na cadeia de etapas e processos que envolvem a fabricação, o armazenamento e a distribuição de produtos.
Essa cadeia engloba todos os setores que envolvem uma empresa, mas não se resume aos processos internos, incluindo também fornecedores e transportadoras.
É extremamente importante mapear a cadeia de suprimentos da sua empresa para que os serviços e produtos sejam entregues com qualidade e pontualidade no seu cliente final.
4 – Acompanhe os indicadores de desempenho
A primeira etapa para se ter uma logística eficiente é ter métricas de sucesso que possam ser avaliadas constantemente. Na logística as principais métricas que impactam a sua empresa são:
– Custos de logística para a empresa
Para ter esse indicador de desempenho você só precisará somar todos os gastos envolvidos nas operações separando-os por custos internos, externos e por produto. Com isso devem ser analisados os custos desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do pedido, incluindo a logística reversa em casos de devoluções e trocas.
– Giro de estoque
O giro de estoque é um indicador de desempenho útil para que você saiba quais produtos possuem mais saída e quais os que estão se acumulando, para isso você precisará realizar o seguinte cálculo: GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS ÷ VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE.
– Status de entrega OTIF
O sucesso e a eficiência da entrega dos seus produtos se resume nesse indicador, que basicamente analisa se o produto foi entregue a tempo (on time) e de maneira eficiente (in full). A fórmula dessa métrica é a seguinte:
OTIF = número de entregas realizadas em tempo e de maneira eficiente / número total de entregas x 100
– Avarias ocasionadas durante o transporte de cargas
Diversos fatores podem ocasionar avarias no produto, alguns incluem erro de fabricação, outros incluem a má condição de transporte. Se você tem uma marca e zela pela reputação dela vai querer estar atento a esse KPI de logística já que a entrega de produtos avariados durante a entrega ocasiona frustração e até aversão do consumidor à sua empresa.
A CBirdEX faz os seus produtos chegarem em todos os municípios do Ceará!
Não manche a reputação da sua empresa com transportadoras que não entregam a qualidade de serviço que você e o seu cliente merecem. Conte com quem tem 4,2 estrelas e mais de 100 avaliações positivas no Google.
Entregue os seus produtos em todo o Ceará com urgência e segurança, conte com a CBirdEX Transportadora de Encomendas Urgentes. Clique aqui e faça uma cotação online agora mesmo!