Vivemos em um mundo onde os dados são peça-chave em planejamentos estratégicos e tomadas de decisão, tornando-se cada vez mais importantes para o mercado como um todo.
Em um cenário como esse, a velocidade na troca de informações e os avanços tecnológicos permitem que empresas dos mais diversos segmentos coletem e armazenem cada vez mais dados, o que indica a possibilidade de transformar essas informações em conhecimento e vantagens competitivas.
Mas, será que essas empresas estão preparadas para utilizar essa base de dados a seu favor, colocando em prática uma estratégia data-driven?
O que é Data-driven?
Uma estratégia data-driven acontece por meio de processos organizacionais que são orientados pela coleta e análise de informações. É, portanto, uma metodologia que permite que empresas e organizações tenham uma ideia mais precisa dos objetivos e métricas do seu negócio, possibilitando a antecipação de problemas e tendências.
Para isso, essas empresas usam ferramentas que coletam dados internos e externos, cruzam essas informações e oferecem um panorama completo e mais claro do mercado, englobando clientes, produtos, fornecedores e concorrentes.
A cultura Data-driven
Nos últimos anos, essa metodologia deixou de ser uma tendência de mercado e passou a ser uma estratégia fundamental nos negócios que desejam crescer.
Basear as estratégias de expansão e crescimento em achismos ou na própria intuição prejudica os resultados e pode acarretar muitos prejuízos. Por isso, o monitoramento dos dados de performance e desempenho da sua empresa são tão importantes.
Para desenvolver uma cultura data-driven na sua empresa, é preciso avaliar e mudar a forma de gerir estratégias e pessoas. Assim, a coleta, seleção, compilação e uso correto dos dados se tornam parte fundamental da empresa, que passa a ter uma fonte confiável de parâmetros reais para alavancar seus resultados.
Como aplicar uma estratégia data-driven na cadeia de suprimentos?
Como sabemos, a cadeia de suprimentos é o conjunto das atividades que envolvem a produção, o armazenamento e o transporte de produtos ou serviços de uma empresa. Portanto, a previsibilidade sobre os resultados é essencial, ajudando a reduzir riscos e perdas financeiras.
Um dos pontos positivos sobre a aplicação da estratégia data-driven na cadeia de suprimentos é a agilidade na tomada de decisões, tornando o negócio mais proativo frente a problemas e imprevistos.
A estratégia data-driven também ajuda os gestores a reconhecerem e otimizar processos internos e externos, além de apontar novas oportunidades de negócios e aumentar a colaboração entre as partes da cadeia de suprimentos.
Resumindo, uma estratégia data-driven bem executada:
- Otimiza processos existentes e elimina os que não fazem mais sentido;
- Identifica novas oportunidades de negócios;
- Prevê mudanças de cenários e novas tendências;
- Incentiva uma maior colaboração das partes envolvidas;
- Reduz custos desnecessários;
- Melhora a jornada do consumidor.
Aplicando o data-driven no seu negócio
Comece com a análise e interpretação dos dados. Busque ferramentas que auxiliem nesse processo e ofereça capacitação para a sua equipe. O conceito de data-driven deve estar presente na forma dos colaboradores pensarem e resolverem problemas, portanto, eles devem ser capacitados e orientados sobre essa mudança na cultura da organização.
Existem diversas soluções tecnológicas que fazem a coleta, o armazenamento e o cruzamento dos dados. Comece a digitalizar seus processos, sempre levando em consideração as necessidades de cada setor.
A estratégia de data-driven proporciona uma série de vantagens e ajuda empresas de diversos segmentos a prosperarem em cenários econômicos desfavoráveis, diante de um mercado em constante mudança.
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